- Newsletter do Henrique
- Posts
- “Precisão” na Agricultura?
“Precisão” na Agricultura?
Kainos - Edição #011
“Precisão” na Agricultura?
Kainos - Edição #011
Como transformar a indústria agrícola com as Geotecnologias?
Bora lá falar sobre o que é essa tal de “Agricultura de Precisão”?!
Podemos definir a AP como um método de produção agrícola que utiliza técnicas de última geração no processo de tomada de decisão otimizado.
Coletando informações detalhadas sobre os parâmetros ambientais e operacionais, o fazendeiro toma decisões altamente informadas para extrair os melhores retornos possíveis, juntamente com a minimização de desperdícios e impactos adversos ao meio ambiente.
Portanto, as geotecnologias têm um papel central nesse contexto de dar aos fazendeiros as ferramentas.
Este papel discute como a agricultura de precisão está sendo revolucionada pelas geotecnologias com exemplos de aplicação prática.
“Legal, Henrique. Tô entrando agora no Geo... Será que posso contribuir para esse setor?”
Bora pensar no termo “Geotecnologias” como à coleção de diferentes tecnologias e abordagens para a coleta, análise, interpretação e aquisição de informações geográficas.
Dentre eles, os mais comuns são o Sistema de Posicionamento Global (GPS), Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Sensoriamento Remoto e VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), mais comumente referidos como drones. Cada um desses equipamentos atende a uma função específica na agricultura de precisão.
Sistema de Posicionamento Global (GPS):
Monitoramento em Tempo Real: Permite monitoramento em tempo real de máquinas agrícolas, otimização de rotas e economia de combustível.
Mapeamento de Campos: Permite o mapeamento adequado das propriedades em consideração com as variações do solo e também das áreas de plantio e colheita.
Sistemas de Informação Geográfica (SIG):
Análise Espacial: SIGs permitem a integração e análise de dados de várias fontes como solo, clima e topografia para tomada de decisões aprimorada.
Gestão de Recursos: Permite a gestão de recursos naturais como água e nutrientes usando mapas de zoneamento.
Sensoriamento Remoto:
Imagens de Satélite: Dão uma visão útil sobre a saúde da cultura, a umidade do solo e a vegetação para análises aprofundadas do campo.
Análise Multiespectral: Utiliza comprimentos de onda múltiplos de radiação eletromagnética para a inspeção das culturas, onde, a olho nu, o estresse hídrico, a doença e a nutrição são observáveis.
Drones (VANTs):
Monitoramento de Precisão: Os drones tiram imagens nítidas do campo com o auxílio de suas câmeras de alta resolução, sinalizando as áreas que podem exigir atenção.
Aplicação de Insumos: Os drones podem ser usados para aplicar fertilizantes e pesticidas de maneira controlada, reduzindo o desperdício e o impacto ambiental.
“E como estar na vanguarda da agricultura?”
O uso de geotecnologias em sistemas de agricultura de precisão está muito aquém do que pode ser alcançado, portanto, existem novas ideias que têm o potencial de transformar a indústria agrícola.
Agricultura Digital:
Internet das Coisas (IoT): Por meio do uso de sensores integrados, a agricultura é capaz de rastrear o estado do solo em tempo real em termos de umidade, temperatura e nutrientes e compartilhar essa informação em tempo real.
Big Data e Business Analytics: Grandes quantidades de dados são coletados, armazenados e analisados em busca de padrões e previsão de comportamentos para melhor gestão de cultivos.
FaaS - Farming as a Service (FaaS):
Serviços Sob Demanda: Os serviços agrícolas são fornecidos sob demanda através de plataformas digitais, incluindo análises de solos e previsões climáticas, através das quais o acesso a tecnologias de ponta é democratizado.
Consultoria Remota: Os especialistas podem ser consultados com informações coletadas com a ajuda de geotecnologias de qualquer lugar, ou seja, sem atraso e a um custo mais barato.
Aprendizado de Máquina e IA:
Previsão de Rendimento: Algoritmos de IA modelam com informações atuais e passadas para prever rendimentos, ajudando assim na programação e previsão de colheitas.
Anomaly Detection: Os sistemas de aprendizado de máquina rastreiam padrões anômalos, como os primeiros sinais de pestes ou doenças, para que a ação proativa possa ser tomada a tempo.
Aplicações práticas e benefícios:
O uso de geotecnologias na agricultura de precisão é altamente prático em termos de benefícios para os agricultores.
Aumento da Produtividade: Através da observação, monitoramento, bem como gestão precisa e oportuna.
Economia de custos: O uso eficiente de insumos e minimização de desperdícios resulta em economias substanciais.
Sustentabilidade Ambiental: O uso eficiente de pesticidas e fertilizantes minimiza o impacto no meio ambiente, incentivando práticas agrícolas mais seguras.
Tomada de Decisão Informada: Com informações acionáveis e em tempo hábil, os agricultores poderão tomar boas decisões para melhorar a produção.
Ah, e não dá pra fechar sem trazer alguns estudos de caso reais para complementar o aprendizado, né? Então se liga nesses exemplos:
Até a próxima edição da Kainos.
Vamos pra cima!
Henrique
✍🏻 Me acompanhe em tempo real
📖 O que estou lendo: “Deep Learning - Agentes de Visão Computacional para Leigos” - Sandeco Macedo.
👀 O que estou assistindo: Série Queer Eye (Netflix).
🧠O que estou estudando:Agentes de IA através do CrewAI - Treinamento da Deep Learning AI.
🎓 Fique por dentro das capacitações que ofereço
Pós-Graduação com formação única e pioneira focada no desenvolvimento de profissionais com habilidades práticas, técnicas e gerenciais para se tornar um Especialista em Estratégia de Dados Ambientais.
Programa de capacitação em Geoprocessamento, produção de mapas Sensoriamento Remoto. As aulas são gravadas nos 3 principais softwares SIG utilizados pelo mercado de trabalho: QGIS, ArcGIS Pro e ArcGIS Desktop (ArcMap) e o curso possui certificado de Extensão Universitária regulado e validado pelo MEC.
Programa de capacitação em Linguagem de Programação Python para análises ambientais e Geoprocessamento com certificado de curso de Extensão Universitária regulado e validado pelo MEC.
💻 R GeoDev
Programa de capacitação em Linguagem de Programação R para análises ambientais e Geoprocessamento com certificado de curso de Extensão Universitária regulado e validado pelo MEC.
Formação destinada aos profissionais da área ambiental que querem otimizar o tempo gasto nos desafios do dia a dia, e focada em criar soluções que vão facilitar sua rotina de projetos. Metodologia que democratiza o acesso à tecnologia para melhorar sua produtividade.
Como você avalia a edição da newsletter hoje?Sua opinião é essencial para melhorá-la. |
Reply