- Newsletter do Henrique
- Posts
- Espírito olímpico e o caminho dos mapas.
Espírito olímpico e o caminho dos mapas.
Kainos - Edição #018
Aqui pode ser o início de muitas histórias.
Hoje quero compartilhar uma reflexão pessoal.
Com as Olimpíadas de Paris 2024 em pleno andamento, estamos todos envolvidos na emoção dos esportes, assistindo atletas do mundo todo competirem com disciplina, dedicação e determinação.
É impossível não se inspirar na paixão e no esforço desses atletas, que nos ensinam lições valiosas sobre perseverança e superação.
Essa atmosfera nos faz refletir sobre como podemos aplicar essas mesmas qualidades em nossas vidas. Inspirado por esse espírito olímpico, quero compartilhar algo mais pessoal com vocês hoje.
Os mapas sempre foram muito mais do que uma simples representação geográfica para mim. Eles são mais do que apenas linhas, pontos, símbolos, cores e coordenadas em uma folha. Foram eles os responsáveis por me mostrarem o caminho que eu deveria seguir.
Um passo de cada vez, fui da cartografia à programação, da análise espacial à inteligência artificial, e do Geoprocessamento às muitas possibilidades das geotecnologias para a área ambiental. O que começou como uma rara identificação em meio a tantas tentativas anteriores acabou se transformando na minha profissão e paixão.
Nesse caminho, percebi que o conhecimento é o nosso verdadeiro guia. A busca contínua por aprendizado e inovação me levou a explorar novos horizontes e a mergulhar fundo nas oportunidades que a ciência de dados espaciais oferece.
Ao longo dos anos, tive o privilégio de compartilhar esse conhecimento em inúmeros treinamentos e workshops, ensinando outras pessoas a fazerem seus próprios mapas e descobrirem o poder das geotecnologias. Cada turma que orientei representa uma nova oportunidade para transformar curiosidade em expertise e abrir portas para novas carreiras e descobertas. É incrível pensar que a partir de cada aula, o que para alguns pode ser apenas um curso, para outros, pode ser o início de uma nova história transformadora.
Gosto de refletir sobre como os mapas, que um dia guiaram meu início, agora servem como uma ferramenta poderosa para guiar outros em suas próprias jornadas. Seja na criação de mapas complexos ou na utilização de inteligência geoespacial para resolver problemas do mundo real, o impacto que essas ferramentas podem ter é ilimitado.
Obrigado por estarem nessa jornada comigo. Espero que juntos possamos continuar a explorar, aprender e crescer. É um prazer fazer parte disso.
Até a próxima edição da Kainos.
Vamos pra cima!
Henrique
✍🏻 Me acompanhe em tempo real
📖 O que estou lendo: "Conversas Corajosas" - Elisama Santos.
👀 O que estou assistindo: Olimpíadas Paris 2024 #VaiBrasil.
🧠O que estou estudando:Agentes de IA através do CrewAI - Treinamento da Deep Learning AI.
🎓Faça parte do PAP
🗺️ Programa Ambiental Pro (PAP)
Programa de capacitação em Geoprocessamento, produção de mapas Sensoriamento Remoto. As aulas são gravadas nos 3 principais softwares SIG utilizados pelo mercado de trabalho: QGIS, ArcGIS Pro e ArcGIS Desktop (ArcMap) e o curso possui certificado de Extensão Universitária regulado e validado pelo MEC.
Como você avalia a edição da newsletter hoje?Sua opinião é essencial para melhorá-la. |
P.S.S. Curtiu esta edição de hoje? Compartilhe no seu WhatsApp.
Reply