- Newsletter do Henrique
- Posts
- Como mapear tendências, criar cenários e aproveitar oportunidades?
Como mapear tendências, criar cenários e aproveitar oportunidades?
Kainos - Edição #004
Como mapear tendências, criar cenários e aproveitar oportunidades?
Kainos - Edição #004
Você é capaz de prever o futuro?
É impossível conseguir prever 100% do que vai acontecer no futuro. E é normal ficar animado pelas inovações, mas com medo do desconhecido.
“Beleza, Henrique. Mas então como você fica por dentro das tendências da nossa área?”
Diversas empresas investem pesado em pesquisa de "Futuring & Foresight Estratégico". Já ouviu falar nesses termos? Futuring e Foresight Estratégico são métodos que ajudam a antever e preparar-se para o futuro.
O Futuring foca na exploração sistemática de tendências, eventos e cenários futuros para compreender como o mundo pode evoluir.
Já o Foresight Estratégico utiliza esses insights para informar a tomada de decisões e o planejamento estratégico, com o objetivo de influenciar e criar um futuro desejável.
Ambos são fundamentais para a inovação, antecipação de desafios, e aumento da resiliência e adaptabilidade organizacional. Utilizam ferramentas como análise de tendências, cenários futuros, e consultas a especialistas para moldar estratégias proativas.
Juntos, transformam a incerteza em vantagem estratégica, permitindo que organizações se preparem melhor para o que está por vir.
“Legal, Henrique. Mas eu gosto de trabalhar com exemplos…”
Vamos começar pelos Relatórios Anuais de Tendência.
Lembra que eu falei que grandes empresas investem pesado em Futuring? Então um bom exemplo pra você entender como funciona é estudando o "2024 Annual Trends Report - The next step for sustainable business" da ERM Sustainability Institute.
Alguns pontos importantes que foram debatidos no relatório são:
Ano de Avanços: 2024 é previsto como um ano significativo para a sustentabilidade, com impulso do ano de 2023, marcado pelos resultados da COP28 e um movimento global em direção a ações climáticas, pela natureza e equidade.
Geopolítica e Reação Contra ESG: questões geopolíticas e uma reação contra ESG, especialmente nos EUA, apresentam desafios, embora tenham impacto limitado nas práticas de negócios reais.
Aceleração da Transformação da Sustentabilidade: Apesar dos desafios, espera-se que as transformações de sustentabilidade acelerem, impulsionadas por mudanças globais para divulgações de sustentabilidade obrigatórias e uma adoção significativa de tecnologia e inovação em esforços de sustentabilidade.
E a partir disso diversas tendências e cenários foram criados. Se eu fosse você, daria uma lida hein…
Ah, e depois você pode ir explorando outros pontos de vistas, outros relatórios como o do Future Today Institute e as publicações recentes do World Economic Forum.
Mas não é só “ler por ler” hein?
Precisa ter um olhar atento para encontrar novas oportunidades de negócios e melhorar seu nível de debate.
Empresas líderes utilizam essas informações para questionar suas operações atuais, inovar em seus modelos de negócios e identificar novas oportunidades de mercado.
Isso não apenas fortalece a marca e a reputação da empresa, mas também constroi uma base sólida para o crescimento a longo prazo.
Você, como um profissional que quer se manter na vanguarda, não deve somente responder às exigências do presente, mas também moldar o seu futuro.
Até a próxima edição da Kainos.
Vamos pra cima!
Henrique
Vamos pra cima!
Henrique
✍🏻 Me acompanhe em tempo real
📖 O que estou lendo: Rápido e Devagar: Duas formas de pensar (Daniel Kahneman).
O livro desvenda o cérebro humano, contrastando o rápido, intuitivo e emocional Sistema 1 com o lento, deliberativo e lógico Sistema 2, e como eles moldam nossas decisões e percepções, frequentemente sujeitas a erros e vieses.
👀 O que estou assistindo: Série “The Gentleman” no Netflix.
🧠 O que estou estudando: Machine Learning através da Plataforma Orange.
Meu objetivo é dominar técnicas de análise de dados e modelagem preditiva de forma visual e interativa, facilitando o entendimento de conceitos complexos sem a necessidade de programação avançada.
🎓 Fique por dentro das capacitações que ofereço
Pós-Graduação com formação única e pioneira focada no desenvolvimento de profissionais com habilidades práticas, técnicas e gerenciais para se tornar um Especialista em Estratégia de Dados Ambientais.
Programa de capacitação em Geoprocessamento, produção de mapas Sensoriamento Remoto. As aulas são gravadas nos 3 principais softwares SIG utilizados pelo mercado de trabalho: QGIS, ArcGIS Pro e ArcGIS Desktop (ArcMap) e o curso possui certificado de Extensão Universitária regulado e validado pelo MEC.
Programa de capacitação em Linguagem de Programação Python para análises ambientais e Geoprocessamento com certificado de curso de Extensão Universitária regulado e validado pelo MEC.
💻 R GeoDev
Programa de capacitação em Linguagem de Programação R para análises ambientais e Geoprocessamento com certificado de curso de Extensão Universitária regulado e validado pelo MEC.
Comunidade de Inteligência Artificial destinada aos Early-Adopters da Área Ambiental e focada em criar soluções e democratizar o acesso à tecnologia através da metodologia “low-code” e “no code”.
Como você avalia a edição da newsletter hoje?Sua opinião é essencial para melhorá-la. |
Reply