4 plataformas públicas para acessar dados ambientais

Kainos - Edição #029

Vamos juntos acessar dados ambientais?

Fala, galera! Beleza?

No início de novembro, a Ambiental Pro esteve presente no XXI SIMPÓSIO INTERNACIONAL SELPER: Além do Dossel - Tecnologias e Aplicações de Sensoriamento Remoto, que aconteceu em Belém (PA).

Acompanhamos de perto debates e trabalhos sobre avanços na área, processamento de imagens espaciais e como esses dados podem ser usados para decisões mais inteligentes e estratégicas.

Em uma das muitas palestras interessantes que assistimos, vimos o Dr. Cláudio Almeida, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), apresentar sobre o seguinte tema:

Foi um importante momento de reflexão sobre transparência em sistemas de monitoramento e a tecnologia como recurso para potencializar políticas de acesso e soberania.

Inspirado por essa palestra, hoje quero compartilhar com vocês quatro ferramentas incríveis e indispensáveis para quem trabalha ou se interessa por dados ambientais no Brasil. São plataformas públicas que disponibilizam informações detalhadas, interativas e de acesso gratuito. 

Se liga nas dicas de hoje:

1. TerraBrasilis

Criada pelo INPE, o TerraBrasilis é um portal que organiza e disponibiliza dados geográficos relacionados ao monitoramento ambiental. É amplamente utilizado para acompanhar desmatamento, mudanças no uso da terra e outras questões ambientais cruciais. 

2. TerraClass

O TerraClass é voltado para o uso e a cobertura da terra em áreas desmatadas, especialmente na Amazônia Legal e no Cerrado. É uma ferramenta essencial para entender a dinâmica ambiental em regiões estratégicas do Brasil. 

3. BDiA (Banco de Dados e Informações Ambientais)

Gerenciado pelo IBGE, o BDiA reúne informações detalhadas sobre recursos naturais do Brasil, como geologia, geomorfologia, pedologia e vegetação. É uma verdadeira mina de ouro para quem busca mapas temáticos e análises ambientais robustas. 

4. SiBBr (Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira)

O SiBBr reúne dados sobre biodiversidade e ecossistemas do Brasil, provenientes de diversas fontes científicas. É perfeito para pesquisadores, gestores e curiosos sobre a riqueza biológica brasileira.

Essas plataformas exemplificam como a tecnologia pode ser uma aliada na democratização de dados e na construção de políticas públicas mais eficazes. Reforçar a acessibilidade a informações ambientais é essencial para fortalecer a soberania sobre nosso território e potencializar decisões mais assertivas, estratégicas e inclusivas.

Explorar e divulgar essas ferramentas vai além do acesso aos dados; é também sobre colocar o conhecimento como protagonista no desenvolvimento de soluções inovadoras para a proteção do meio ambiente.

Espero que você possa aproveitar os dados ambientais disponíveis.

Até a próxima edição da Kainos.

Vamos pra cima!

Henrique

✍🏻  Me acompanhe em tempo real 

📖 O que estou lendo:Nexus: Uma breve história das redes de informação, da Idade da Pedra à inteligência artificial” - Yuval Noah Harari.

🎧 O que estou escutando:  Podcast "O Fascinante Mundo do Sensoriamento Remoto" no Spotify.

🧠O que estou estudando: Foursquare Open Source Places.

🔖BLACK FRIDAY PAP🛒

A melhor oportunidade do ano para você fazer parte do PAP.

A Black Friday é a época dos descontos, e esse ano resolvemos celebrar essa data rasgando o preço como nunca fizemos antes.

No dia 28 de novembro, quinta-feira, vou disponibilizar uma Oferta Relâmpago de Black Friday para o Programa Ambiental Pro (PAP).

Só terão acesso ao desconto aqueles que estiverem no meu Grupo VIP do WhatsApp, pois as vagas serão limitadas.

Como você avalia a edição da newsletter hoje?

Sua opinião é essencial para melhorá-la.

Login or Subscribe to participate in polls.

Reply

or to participate.